O debate acadêmico sobre a formação de base no futebol
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v17i1.98633Resumo
O presente estudo analisa as publicações científicas que tratam da formação do jogador de futebol para a excelência esportiva. O método de revisão sistemática foi usado para examinar artigos científicos, nacionais e internacionais, publicados entre 2001 e 2023 em periódicos indexados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Destacaram-se para o diálogo em causa 232 estudos, os quais foram agrupados em onze categorias devido à heterogeneidade dos trabalhos. As observações indicam que a formação futebolística tem como objetivo principal o equilíbrio financeiro e esportivo dos clubes, bem como o retorno dos investimentos realizados pelos agentes de mercado da indústria do futebol. Isto ocorre em detrimento do atendimento às necessidades humanas mais amplas dos jovens atletas em desenvolvimento. A principal contribuição metodológica é a utilização de categorias de análise para fundamentar a compreensão, assimilação e síntese do debate disponível sobre a temática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




