Resenha do livro “O Esporte como conteúdo da Educação Física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica”
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v14i1.84678Palavras-chave:
Educação Física escolar, esporte, prática pedagógica,Resumo
RESUMO: O presente texto apresenta uma resenha do livro “O Esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica”, de autoria do Prof. Dr. Paulo Carlan (UNIJUÍ) e publicado pela Editora Unijuí em 2018. A obra é composta por quatro capítulos, com uma análise da atuação pedagógica de um professor de Educação Física da rede básica de ensino, perpassando desde a sua formação inicial e a importância de ser docente contextualizando as possibilidades de ensino do esporte e o tratamento sobre a prática desse conteúdo no interior da escola. O autor claramente perspectiva a ressignificação do esporte, para que essa prática corporal seja trabalhada e ativada por meio de uma prática pedagógica que reconheça o esporte como um fenômeno socialmente produzido, a fim de superar um ensino do esporte escolar voltado para a lógica da performance e do rendimento, algo que ainda permanece enraizado no trato pedagógico de professores e professoras de Educação Física.
Referências
CARLAN, Paulo. O Esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: estudo de caso de ima prática pedagógica. Ijuí: Unijuí, 2018.
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