Resenha do livro “O Esporte como conteúdo da Educação Física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v14i1.84678

Palavras-chave:

Educação Física escolar, esporte, prática pedagógica,

Resumo

RESUMO: O presente texto apresenta uma resenha do livro “O Esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica”, de autoria do Prof. Dr. Paulo Carlan (UNIJUÍ) e publicado pela Editora Unijuí em 2018. A obra é composta por quatro capítulos, com uma análise da atuação pedagógica de um professor de Educação Física da rede básica de ensino, perpassando desde a sua formação inicial e a importância de ser docente contextualizando as possibilidades de ensino do esporte e o tratamento sobre a prática desse conteúdo no interior da escola. O autor claramente perspectiva a ressignificação do esporte, para que essa prática corporal seja trabalhada e ativada por meio de uma prática pedagógica que reconheça o esporte como um fenômeno socialmente produzido, a fim de superar um ensino do esporte escolar voltado para a lógica da performance e do rendimento, algo que ainda permanece enraizado no trato pedagógico de professores e professoras de Educação Física.

Biografia do Autor

Lucas Vinicius Araujo Lisboa, Departamento de Educação Física/DEF/CCBS/UFS

Licenciando em Educação Física (UFS), membro do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física, da Universidade Federal de Sergipe. Foi Voluntário PICVOL no projeto "Levantamento da produção sobre sociedade, cultura e Educação Física em periódicos brasileiros de Educação Física" (2019-2020) e atualmente Bolsista PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) no projeto "A estética dos corpos volumosos de Fernando Botero e possíveis problematizações na Educação Física escolar" (2020-2021). Participante do Projeto de Extensão “Jogos Cooperativos – Experimentando a cooperação brincando e jogando” (2020-1).

Cristiano Mezzaroba, Departamento de Educação Física Universidade Federal de Sergipe Programa de Pós-Graduação em Educação/UFS

Licenciado em Educação Fisica e Ciências Sociais/UFSC Mestre em Educação Física/UFSC Doutor em Educação/UFSC

Referências

CARLAN, Paulo. O Esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: estudo de caso de ima prática pedagógica. Ijuí: Unijuí, 2018.

Downloads

Publicado

2022-08-04

Como Citar

Araujo Lisboa, L. V., & Mezzaroba, C. (2022). Resenha do livro “O Esporte como conteúdo da Educação Física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica”. Revista Da ALESDE, 14(1), 107–114. https://doi.org/10.5380/jlasss.v14i1.84678

Edição

Seção

Resenhas