Cultura e reconhecimento na educação física: questões basilares para um diálogo latino-americano
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v9i2.61247Palavras-chave:
cultura, reconhecimento, educação física, América LatinaResumo
Este artigo discute a cultura e o reconhecimento como questões basilares para um diálogo profícuo no contexto da educação física latino-americana e problematiza como essas categorias alimentam processos intersubjetivos, impulsionam colaborações acadêmicas e qualificam a produção de conhecimento na área. Para tanto, são apresentados dados acerca das relações entre cultura e educação física a partir da colaboração de pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior latinoamericanas em oito países, bem como evidenciadas questões afetas à cultura e ao reconhecimento que possam contribuir para se pensar em uma educação física latino-americana. Com isso, sugere-se a intensificação do processo dialógico entre pesquisadores que resulte na compreensão do panorama da educação física latino-americana e na leitura crítica dessa realidade, de modo a fomentar e qualificar os saberes construídos e as ações de intervenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).