Conhecimento tático declarativo no voleibol: a diferença entre atletas da categoria Sub-15 e Sub-17.
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v6i1.49209Palavras-chave:
Voleibol, Conhecimento Tático Declarativo, Tomada de DecisãoResumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar o nível de conhecimento tático declarativo dos atletas de voleibol da sub-15 e sub-17. A amostra deste estudo foi composta por 32 atletas de voleibol, sendo 22 da categoria sub-15 e 10 da categoria sub-17. Os atletas responderam ao questionário de conheciO objetivo do presente estudo foi avaliar o nível de conhecimento tático declarativo dos atletas de voleibol da sub-15 e sub-17. A amostra deste estudo foi composta por 32 atletas de voleibol, sendo 22 da categoria sub-15 e 10 da categoria sub-17. Os atletas responderam ao questionário de conhecimento tático declarativo no voleibol, após a validação de cenas de ataque da extremidade, ataque de central, levantamento e bloqueio. Os dados foram expressos pela estatística descritiva por meio da média, desvio padrão, valor mínimo e valor máximo. Os resultados encontrados demostraram que os atletas da categoria sub-17 apresentaram um conhecimento tático declarativo superior aos atletas da categoria sub-15. Provavelmente, os fatores relacionados à especialização influenciaram o resultado dos testes aplicados, já que o tempo de prática alterou o nível de conhecimento tático declarativo. Por fim, os atletas, em sua maioria, souberam expressar qual seria a decisão tomada frente as situações problemas, mas não conseguiram justificar suas ações.Voleibol, Conhecimento Tático Declarativo, Tomada de Decisãomento tático declarativo no voleibol, após a validação de cenas de ataque da extremidade, ataque de central, levantamento e bloqueio. Os dados foram expressos pela estatística descritiva por meio da média, desvio padrão, valor mínimo e valor máximo. Os resultados encontrados demostraram que os atletas da categoria sub-17 apresentaram um conhecimento tático declarativo superior aos atletas da categoria sub-15. Provavelmente, os fatores relacionados à especialização influenciaram o resultado dos testes aplicados, já que o tempo de prática alterou o nível de conhecimento tático declarativo. Por fim, os atletas, em sua maioria, souberam expressar qual seria a decisão tomada frente as situações problemas, mas não conseguiram justificar suas ações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).