Ciência em desenvolvimento: diplomar, titular e descobrir

Autores

  • André Cancella UFPR
  • Bianca Natália Poffo UFPR
  • Rafael Orlando de Oliveira UFPR
  • Rafael Gomes Sentone UFPR
  • Sabrina Furtado UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v5i1.42339

Palavras-chave:

UFPR, Educação Física, Docentes, Análise configuracional.

Resumo

O presente artigo apresenta dados referentes a constituição do grupo de professores que compõem o Departamento de Educação Física (DEF) e seu Programa de pós-graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sob a ótica dos títulos acadêmicos, tendo como objetivo descrever sua configuração no ano de 2015. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a) levantamento quantitativo dos nomes dos professores do DEF da UFPR e destes, quais compõem o PPGEDF; b) busca de informações sobre a formação acadêmica destes professores, através da plataforma Lattes. Os resultados indicaram através de uma análise temporal como os sujeitos se estruturam e como decorreu a configuração atual do Departamento de Educação Física da UFPR. Conclui-se que a criação do programa de pós-graduação é um marco histórico no processo de constituição do corpo docente que compõe o DEF e o PPGEDF.

Biografia do Autor

André Cancella, UFPR

Especialista em Desenvolvimento Regional / UFPR. Curitiba, Paraná / Brasil.

Bianca Natália Poffo, UFPR

Formada em Educação Física - licenciatura pela UFSC e Mestre em Educação Física pela UFSC. Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação Física da UFPR. Curitiba, Paraná / Brasil.

Rafael Orlando de Oliveira, UFPR

Mestrando do programa de pós-graduação em Educação Física da UFPR. Curitiba, Paraná / Brasil.Curitiba, Paraná / Brasil.

Rafael Gomes Sentone, UFPR

Mestrando do programa de pós-graduação em Educação Física da UFPR. Curitiba, Paraná / Brasil.

Sabrina Furtado, UFPR

Mestranda do programa de pós-graduação em Educação Física da UFPR. Curitiba, Paraná / Brasil. 

Downloads

Publicado

2016-07-27

Como Citar

Cancella, A., Poffo, B. N., de Oliveira, R. O., Sentone, R. G., & Furtado, S. (2016). Ciência em desenvolvimento: diplomar, titular e descobrir. Revista Da ALESDE, 5(1), 7–20. https://doi.org/10.5380/jlasss.v5i1.42339

Edição

Seção

Artigos Originais