Ciência em desenvolvimento: diplomar, titular e descobrir
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v5i1.42339Palavras-chave:
UFPR, Educação Física, Docentes, Análise configuracional.Resumo
O presente artigo apresenta dados referentes a constituição do grupo de professores que compõem o Departamento de Educação Física (DEF) e seu Programa de pós-graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sob a ótica dos títulos acadêmicos, tendo como objetivo descrever sua configuração no ano de 2015. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a) levantamento quantitativo dos nomes dos professores do DEF da UFPR e destes, quais compõem o PPGEDF; b) busca de informações sobre a formação acadêmica destes professores, através da plataforma Lattes. Os resultados indicaram através de uma análise temporal como os sujeitos se estruturam e como decorreu a configuração atual do Departamento de Educação Física da UFPR. Conclui-se que a criação do programa de pós-graduação é um marco histórico no processo de constituição do corpo docente que compõe o DEF e o PPGEDF.
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