AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE CLORO NA DESCAPSULAÇÃO E ECLOSÃO DE LARVAS DE ARTEMIA (Artemia sp.)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v6i1.4592Palavras-chave:
artemia, oocistos, cloro, descapsulação, cysts, chlorine, hatchingResumo
O presente trabalho foi realizado no Laboratório de Aqüicultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o objetivo de determinar a melhor dose de hipoclorito de sódio (NaClO com 6% de ingrediente ativo) a ser empregada na descapsulação de oocistos de artemia. Os oocistos de artemia foram hidratados durante 1 hora, filtrados e submetidos aos tratamentos com cloro durante 10 minutos. As dosagens de cloro testadas foram as seguintes (NaClO - hipoclorito de sódio 6%): 0,38g, 0,75g, 1,50g, 3,00g e 6,00g de ingrediente ativo por litro de água. Depois da aplicação do cloro fez-se a lavagem dos oocistos para eliminar o cloro aplicado e logo após os oocistos foram colocados na água em frascos plásticos transparentes com aeração e luminosidade constante onde ficaram durante 53 horas. Para contagem dos náuplios foi pipetado um mililitro do frasco com aeração ligada. Para todas as repetições foram feitas três contagens e o parâmetro analisado foi o número de larvas eclodidas por mililitro da solução de eclosão. Os resultados foram submetidos a um teste de normalidade e foi verificado que os resultados de eclosão não tinham distribuição normal, portanto as médias não puderam ser usadas como termo de comparação entre os tratamentos. Então foram realizados testes não-paramétricos que usam a mediana como parâmetro de comparação entre os tratamentos. Tecnicamente observa-se a superioridade do tratamento de 1,50g de cloro ativo que apresentou o ponto máximo de eclosão, tendo 50% dos dados de eclosão ao redor de 140 larvas eclodidas por mililitro.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
