About the Journal

Focus and Scope

A revista Scientia Agraria é vinculada ao Curso de Pós Graduação em Agronomia - Produção Vegetal e ao Curso de Pós Graduação em Ciência do Solo, do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná, e destina-se à publicação de trabalhos inéditos de interesse das Ciências Agrárias, preferencialmente nas áreas de fitotecnia, fitossanitarismo, ciência do solo, engenharia agrícola, e desenvolvimento rural. A revista é publicada nas versões impressa (ISSN 1519-1125-)e on-line (ISSN 1983-2443). A submissão dos trabalhos é na forma de fluxo contínuo. Os editores têm a prerrogativa de aceitar ou não trabalhos para publicação no que diz respeito à adequação à linha editorial da revista. Os conceitos emitidos e as referências bibliográficas são de exclusiva responsabilidade dos autores dos trabalhos.

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de tornar gratuito o acesso a pesquisas e gerar um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.

Na avaliação da CAPES a revista é classificada na lista Qualis como B4 na área de Engenharias I, e B5 nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas I, e Zootecnia/Recursos Pesqueiros.

A revista Scientia Agraria dá continuidade à Revista do Setor de Ciências Agrárias, anteriormente denominada de Revista da Escola de Agronomia e Veterinária, cujo primeiro volume foi publicado em 1965.

O nome Scientia Agraria

A Portaria Nº 24/98-AG, de 21 de dezembro de 1998, assinada pelo Diretor do Setor de Ciências Agrárias (SCA/UFPR), designando o professor Dr. Pedro Ronzelli Júnior para Editor Chefe da revista, deu início ao processo de surgimento da Scientia Agraria. Administrativamente foi completada pelas Portaria Nº 12/99-AG, de 18 de março de 1999 e Nº 11/2000-AG, de 14 de abril de 2000, também assinadas pelo Diretor do SCA, que designou, respectivamente, o Conselho Editorial e o professor Dr. Edilberto Possamai para editor auxiliar. Como destacado no editorial, uma das primeira ações do Conselho Editorial foi a de propor alteração no nome do periódico. Foi sugerido concurso com participação da comunidade setorial para indicação de nomes e depois de cumpridas as etapas de publicação de edital e recebimento dos envelopes contendo propostas de nomes, foi designada comissão composta pelos professores Pedro Ronzelli Júnior, Luis Ernandes Kozicki e Umberto Klok para avaliar e escolher o novo nome. Foi escolhido o nome proposto pelo professor Eliseu Lacerda, do Departamento de Engenharia e Tecnologia Rurais da UFPR. Ele propôs, originalmente, o nome Scientia et Labor, que consta do brasão da Universidade Federal do Paraná. No entanto, consultadas as instâncias superiores da UFPR, o Conselho Editorial do periódico foi informado que esse nome já era utilizado por outra unidade da Universidade, inviabilizando sua utilização como nome da revista. Criado o impasse buscou-se acomodar o nome escolhido com propostas de outros participantes criando-se, praticamente, um nome híbrido entre os existentes. Consultado, o professor Eliseu Lacerda foi muito gentil e aceitou que o nome proposto fosse Scientia Agraria, contemplando, parcialmente sua proposta e mantendo a idéia do nome em latim.

Os editores chefe e assistente da revista Scientia Agraria

- Prof Dr. Pedro Ronzelli Júnior e Prof. Dr. Edilberto Possamai - 2000 a 2001 (volumes 1 e 2)

- Prof. Dr. Edilberto Possamai e Profa. Dra. Beatriz Monte Serrat - 2002 a 2006 (volumes 3 a 7)

- Prof. Dr. Marcelo Ricardo de Lima e Prof. Dr. João Carlos Bespalhok Filho - 2007 a 2009 (volumes 8 a 10)

Peer Review Process

Após o recebimento do artigo, será enviada ao autor um e-mail acusando o fato, e informando ao mesmo o número de registro, o qual deverá ser informado sempre que o autor necessitar se comunicar com a revista. Todos os trabalhos serão submetidos à avaliação preliminar pelo Editor Chefe para verificar a adequação do trabalho às normas da revista. Os trabalhos aprovados preliminarmente serão encaminhados (sem identificação dos autores) para, pelo menos, dois revisores científicos conceituados na área, que façam parte do corpo consultivo da revista, que indicarão as correções a serem feitas. Caso o trabalho tenha, pelo menos um parecer favorável dos revisores científicos, será encaminhado a um editor associado que emitirá parecer recomendando ou não a publicação, podendo este também condicionar sua aceitação à necessidade de realização de outras correções não indicadas pelos revisores. Os artigos serão publicados na revista por ordem de aprovação final pelo Conselho Editorial. Os revisores científicos e editor associado devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse (pessoal, comercial, político, acadêmico ou financeiro) que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Sugere-se aos autores que procurem realizar as correções necessárias dentro do menor período possível, pois a publicação dos trabalhos ocorre por ordem de aprovação final dos mesmos, e não por ordem de encaminhamento do trabalho.

Open Access Policy

Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.