Feminismos do Sul Global e Relações de Poder: empoderamento e resistência na atuação de coletivos feministas no Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v27i1.87878

Palavras-chave:

Feminismos Sul Global, Resistências, ativismos feministas.

Resumo

Analisa-se a atuação dos coletivos Rede de Mulheres Negras (PA) e Banzeiro Feminista (AM) no Facebook para apreender as relações de poder, frente às opressões interseccionais que recaem sobre seus corpos, a partir das experiências externalizadas por sujeitas inseridas na Amazônia brasileira. Na metodologia, definimos como categorias analíticas desdobramentos das noções de poder como resistência e como empoderamento. A análise demonstrou que a configuração política das ativistas revela agenciamentos que desenham formas de empoderamento na autodefinição e resistência na confrontação às estruturas de dominação.

Biografia do Autor

Nathália de Sousa Fonseca, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Ciências da Comunicação no Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra pelo
programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (Unama). Integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Política e Amazônia (Compoa-UFPA/CNPq). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES)

Danila CAL, Universidade Federal do Pará

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia e da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Uma das líderes do Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Amazônia (Compoa-UFPA).

Lorena Cruz Esteves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Jornalista, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA). Mestre em Comunicação pelo mesmo Programa. Integra os Grupos de Pesquisa “Comunicação, Política e Amazônia” (Compoa) e “Observatório de Comunicação e Resistências”, ambos do PPGCOM/UFPA.

Elias Santos Serejo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bicha. Ativista do movimento LGBTQIA+. Diretor do Sindicato dos Jornalistas do Pará . Jornalista. Mestre em Comunicação Linguagens e Cultura (PPGCLC/Unama) e doutorando em Comunicação pelo PPGCOM/UFPA. Integrante do Grupo de Pesquisa Compoa.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Fonseca, N. de S., CAL, D., Esteves, L. C., & Serejo, E. S. (2024). Feminismos do Sul Global e Relações de Poder: empoderamento e resistência na atuação de coletivos feministas no Facebook. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 27(1). https://doi.org/10.5380/am.v27i1.87878

Edição

Seção

Artigos | Articles