Modelos em disputa: uma análise dos lugares da Netflix e da HBO no campo da produção audiovisual

Autores

  • Carolina Santos Fagundes Universidade Federal de Sergipe
  • Tatiana Guenaga Aneas Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n21.04

Palavras-chave:

Netflix, HBO, streaming, broadcasting, campo

Resumo

Fenômenos midiáticos podem acontecer com frequência, motivados pelas novas lógicas de produção, consumo e distribuição de conteúdo. Ao longo dos anos a televisão foi um importante meio para a implementação de novos modelos de produção, impulsionados pela evolução da tecnologia e mudança de hábitos de consumo do público. Essa lógica torna comum as trajetórias bem sucedidas de HBO e Netflix no campo audiovisual, que apesar de divergir em suas lógicas de funcionamento, tornaram-se referência em seus respectivos modelos de distribuição, Broadcasting e Streaming. O objetivo do presente trabalho é observar o campo audiovisual através das trajetórias de HBO e Netflix, aplicando os conceitos da Teoria dos Campos do sociólogo francês Pierre Bourdieu.

Biografia do Autor

Carolina Santos Fagundes, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe.

Publicitária atuante no mercado sergipano.

Mestranda do PPGCOM na Universidade Federal de Sergipe. 

Tatiana Guenaga Aneas, Universidade Federal de Sergipe

Professora adjunta II do Departamento de Comunicação, membro permanente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Lavint - Laboratório de Análise em Visualidades, Narrativas e Tecnologia. É coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda desde 2016. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Póscom/Universidade Federal da Bahia (2016). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela mesma instituição (2011). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (2007). Leciona disciplinas nas áreas de Comunicação Visual, Teorias da Comunicação, Teorias da Imagem, Estética e Semiótica. Desenvolve e orienta pesquisas relacionadas ao campo do audiovisual e da tecnologia, publicidade e narrativas transmidiáticas.

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Publicado

2021-01-27

Como Citar

Fagundes, C. S., & Aneas, T. G. (2021). Modelos em disputa: uma análise dos lugares da Netflix e da HBO no campo da produção audiovisual. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 21(1), 60–80. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n21.04

Edição

Seção

Dossiê "O lugar da televisão na nova ecologia audiovisual"