Redes sociais: a construção do conhecimento por meio de imagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n20.06

Palavras-chave:

Redes Sociais, Conhecimento, Imagem.

Resumo

O presente artigo emerge a partir da construção do conhecimento por meio de imagens fotográficas e suas representações compartilhadas na mídia social “Facebook” pelos alunos de fotografia. O problema se apresenta do seguinte modo: Quais as pistas encontradas na rede social a partir das imagens compartilhadas para a construção do conhecimento? Os dados empíricos observados a cada postagem foram submetidos a metodologia de análise do conteúdo na perspectiva da semiótica, conectando imagem, escrita e ampliação do conhecimento no processo criativo. As redes sociais viabilizaram a construção do conhecimento no compartilhar das imagens, fomentando a interação, os laços afetivos, as novas maneiras de perceber, ver, olhar, sentir, significar e representar não só pelo sujeito/autor, mas pelo “outro”.

 

Biografia do Autor

Elisabete Freitas Teixeira, Universidade Luterana do Brasil

Graduada pelo curso Tecnólogo em Fotografia pela Universidade Luterana do Brasil (2007/2), Especialização em Arte Contemporânea e Ensino da Arte (2009/1), Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Unilasalle (2015/1) e doutorado pela mesma universidade (2018/2). Docente da Universidade Luterana do Brasil desde 2009 no curso de Tecnologia em Fotografia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Fotógrafa e pesquisadora, investiga e analisa a construção e captura de imagens digitais sob a educação do olhar e a lógica da semiótica; a formação estética dessas imagens e o compartilhamento performático das mesmas nas redes sociais.Suas pesquisas estão articuladas ao projeto de pesquisa ?Educação On-Line: reconfigurações, reconstruções e significados na prática pedagógica para o ensino e aprendizagem?, desenvolvido no Grupo de pesquisa Convivência e tecnologia digital na contemporaneidade - COTEDIC UNILASALLE/CNPq, pertencente a linha de pesquisa ?Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação?, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle.

Luciana Backes, Universidade LaSalle

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de lEducation pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na lUniversité Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular da Universidade La Salle - Canoas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, educação on-line, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, hibridismo tecnológico digital, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, comunidades virtuais de aprendizagem, processo de autonomia, processo de autoria, dimensões do acoplamento estrutural, cultura emergente. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1.

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

Teixeira, E. F., & Backes, L. (2020). Redes sociais: a construção do conhecimento por meio de imagens. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 20(1), 112–135. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n20.06

Edição

Seção

Artigos | Articles