Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH)

Autores/as

  • Larissa Cantuária Lucena Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ivan Bomfim Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n17p74-98

Palabras clave:

Instagram, Zero Hora, Convergência

Resumen

O presente artigo pretende refletir sobre o emprego do projeto #doleitorZH, idealizado desde 2012 pela marca Zero Hora (@gauchaZH), como ferramenta jornalística participativa no Instagram. A empresa de comunicação analisada costuma interligar os seus conteúdos em múltiplas plataformas – jornal impresso, jornal digital, aplicativo para dispositivos móveis e, mais recentemente, o site GaúchaZH, em parceria com a Rádio Gaúcha –, mostrando ter se adaptado ao contexto da convergência. Para chegar ao propósito, usou-se o método análise de conteúdo com a intenção de observar as apropriações dos usuários/leitores na rede social mencionada. Assim, os resultados indicam que ocorre a interação do público, sendo a maioria das publicações no feed do perfil @gauchaZH no aplicativo, durante o mês de novembro de 2017.

Biografía del autor/a

Larissa Cantuária Lucena, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá. Mestranda em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com bolsa Capes. E-mail: larissacantuaria8@gmail.com.

Ivan Bomfim, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos, doutor e mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. É um dos coordenadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídias Digitais (UEPG/CNPq). E-mail: ivanbp17@gmail.com.

Publicado

2019-02-04

Cómo citar

Lucena, L. C., & Bomfim, I. (2019). Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH). Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(17), 74–98. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n17p74-98

Número

Sección

Artigos | Articles