A tensionalidade das marcas como alternativa comunicacional ao endosso nos processos de consumo: um estudo de caso da campanha “Detector de Corrupção” do Reclame Aqui

Authors

  • Letícia Salem Herrmann Lima UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Joseane Amélia Pereira da Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n16p08-29

Keywords:

Consumidor contemporâneo, Tensionalidade das marcas, Comunicação digital, Estratégia comunicacional, Endosso social.

Abstract

Este artigo tem como objetivo observar as práticas publicitárias adotadas a partir da concepção comportamental do consumidor contemporâneo, considerando os fatores cognitivos de influência, utilizados em contextos comunicacionais entre as marcas e os indivíduos. Observa-se a incidência de diferentes técnicas de convencimento, incluindo questões culturais e sociais, incitados principalmente pela mediação da comunicação digital. Como premissa ao estudo, parte-se do pressuposto do uso de atributos de “tensionalidade” (LONGO, 2014) na construção de diálogo e de posicionamento de marcas, funcionando como um mecanismo de encaixe e endosso social. Para demonstrar a aplicabilidade da teoria da tensionalidade das marcas, será apresentada a campanha “Detector de Corrupção” do site “Reclame Aqui”, que por meio de um aplicativo reformulou sua estratégia comunicacional e abordagem junto aos consumidores.

Author Biographies

Letícia Salem Herrmann Lima, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Doutora e Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP) com Pós-doutorado em Comunicação e Consumo (UTP), Especialista em Marketing (PUCPR), Especialista em Marketing de Varejo (FGV) e Gestão de Produtos e Marcas (FGV), com graduação em Relações Públicas (PUCPR) e graduação em Publicidade e Propaganda (UTP). Professora do curso de Comunicação Institucional na UFPR e professora convidada nos cursos de pós-graduação na UTP, PUCPR, UFPR e ESIC. Consultora de Marketing e Comunicação.

Joseane Amélia Pereira da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Estudante de graduação do curso de Comunicação Institucional na UFPR.  Bolsista PIBIC com projeto apoiado pela Fundação Araucária.

Published

2018-12-17

How to Cite

Salem Herrmann Lima, L., & Pereira da Silva, J. A. (2018). A tensionalidade das marcas como alternativa comunicacional ao endosso nos processos de consumo: um estudo de caso da campanha “Detector de Corrupção” do Reclame Aqui. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(16), 08–29. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n16p08-29

Issue

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