Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso

Autores/as

  • Eduardo de Faria Nogueira Universidade Estadual de Londrina
  • Sonia Regina Vargas Mansano Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p61-80

Palabras clave:

Crises ambientais, Publicidade, Consumo, Subjetividade, Política.

Resumen

O ciclo que envolve a exploração de recursos naturais, a produção, a publicidade, o consumo e o descarte tem gerado debates sobre as dificuldades de preservação do meio ambiente no contexto da organização sócio-econômica capitalista vigente. O presente artigo buscou problematizar especificamente o descarte e a destinação inadequados de lixo, abordando sua interface com a publicidade e a disseminação do consumo como prática naturalizada. Valendo-se de um estudo de caso, buscou-se dar visibilidade às ações de uma ONG que atua nesse segmento. Como resultado parcial, o estudo evidenciou a necessidade de uma análise crítica sobre a efetividade das práticas ambientais em nosso tempo histórico.

Biografía del autor/a

Eduardo de Faria Nogueira, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina.

Sonia Regina Vargas Mansano, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2017-12-18

Cómo citar

Nogueira, E. de F., & Mansano, S. R. V. (2017). Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(14), 61–80. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p61-80

Número

Sección

Dossiê | Dossier