Os Níveis Narrativos como Frase Hermenêutica no Filme “A Origem”
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v1i9.37951Palavras-chave:
Níveis diegéticos, Frase hermenêutica, A Origem, Metadiegese.Resumo
O presente artigo aborda os níveis do sonho apresentados no filme A Origem (Inception), de Christopher Nolan, por meio da teoria de níveis narrativos e metadiegeses de Genette (1972), que consistem em se inserir narrativas secundárias dentro de uma narrativa principal. Este estudo também tenta relacionar com as concepções de Genette (1972) o conceito observado por Barthes (2002) de frase hermenêutica, que trata em provocar paradas, uma vez que este conceito se apresenta como freio narrativo visível no andamento da intriga proposta no filme. Para tanto, tratar-se-á os níveis oníricos apresentados no filme de Nolan como os níveis diegéticos observados por Genette (1972), e estes mesmos níveis oníricos como frase hermenêutica conforme observou Barthes (2002), uma vez que, quando estão em andamento, atrasam a resolução da narrativa principal. Desta maneira, pretende-se descobrir qual o efeito que este tipo de narrativa pretende causar no espectador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
