Os Níveis Narrativos como Frase Hermenêutica no Filme “A Origem”

Authors

  • Gabriel STEINDORFF UNISC
  • Fabiana PICCININ UNISC

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i9.37951

Keywords:

Níveis diegéticos, Frase hermenêutica, A Origem, Metadiegese.

Abstract

O presente artigo aborda os níveis do sonho apresentados no filme A Origem (Inception), de Christopher Nolan, por meio da teoria de níveis narrativos e metadiegeses de Genette (1972), que consistem em se inserir narrativas secundárias dentro de uma narrativa principal. Este estudo também tenta relacionar com as concepções de Genette (1972) o conceito observado por Barthes (2002) de frase hermenêutica, que trata em provocar paradas, uma vez que este conceito se apresenta como freio narrativo visível no andamento da intriga proposta no filme. Para tanto, tratar-se-á os níveis oníricos apresentados no filme de Nolan como os níveis diegéticos observados por Genette (1972), e estes mesmos níveis oníricos como frase hermenêutica conforme observou Barthes (2002), uma vez que, quando estão em andamento, atrasam a resolução da narrativa principal. Desta maneira, pretende-se descobrir qual o efeito que este tipo de narrativa pretende causar no espectador.

Author Biographies

Gabriel STEINDORFF, UNISC

Bolsista BIPSS e aluno do Programa de Pós-Graduação em Letras – UNISC

Fabiana PICCININ, UNISC

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Letras – UNISC

Published

2015-07-28

How to Cite

STEINDORFF, G., & PICCININ, F. (2015). Os Níveis Narrativos como Frase Hermenêutica no Filme “A Origem”. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(9). https://doi.org/10.5380/am.v1i9.37951

Issue

Section

Artigos | Articles