Sobrevivência em Tempos de Caos: Experiência Estética no Cinema sobre a Ditadura Militar Brasileira

Authors

  • Vivian Resende JATOBÁ Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i9.37790

Keywords:

Cinema, Ditadura militar, Sobrevivência, Experiência estética.

Abstract

A resistência à ditadura militar foi tema de diversos filmes brasileiros, alguns mencionados neste artigo. Sabendo que a arte se apropria do contexto político de sua época e o reflete em suas manifestações, busca-se entender como a ditadura militar pode ser compreendida pelas lentes de um cinema que se interessa sobretudo pelos indivíduos que resistiram a ela. Aqui se pretende exemplificar e analisar experiências estéticas que se revelam possíveis dentro das comunidades formadas por aqueles que sobreviveram à ditadura desejando encontrar liberdade, apesar de viverem um período de terror e opressão. 

Author Biography

Vivian Resende JATOBÁ, Universidade de Brasília

Mestra em Comunicação pela Universidade de Brasília, bacharela e licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade de Brasília.

Published

2015-07-28

How to Cite

JATOBÁ, V. R. (2015). Sobrevivência em Tempos de Caos: Experiência Estética no Cinema sobre a Ditadura Militar Brasileira. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(9). https://doi.org/10.5380/am.v1i9.37790

Issue

Section

Artigos | Articles