O Telejornalismo Estendido nas Redes Sociais: Participação ou Interação?

Authors

  • Paulo Eduardo Silva Lins CAJAZEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, UFCA, CEARA.

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i7.35580

Keywords:

Redes sociais, Fanpage, Participação, Audiência.

Abstract

Os processos de convergência de mídias TV/Internet geram novas formas de participação da audiência no telejornalismo e simulam um sistema de interação dinâmico e aparentemente constante. Este estudo procura compreender as novas relações comunicacionais do telejornal, com o uso das Redes Sociais, na Internet. A presença quase onipresente da televisão na sociedade contemporânea tem apresentado uma alteração na produção e na recepção dos mass media. Na parte empírica da investigação, realizou-se um monitoramento das interações dos sujeitos (telejornal/público), nos perfis dos telejornais (fanpages) Edição da Manhã (SIC TV/Portugal) e Bom Dia Brasil (TV Globo/Brasil), na Rede Social Facebook, de 02 de setembro a 31 de dezembro de 2013, com o objetivo de verificar as novas formas de comunicação do telejornalismo estendido em multiplataformas digitais. As Teorias da Comunicação, a Semiótica e a Análise da Linguagem e do Conteúdo no ambiente virtual são tomadas como base para analisar as participações e as interações, por meio da interface das fanpages, na Internet. 

Author Biography

Paulo Eduardo Silva Lins CAJAZEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, UFCA, CEARA.

POS-DOUTORADO EM CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO PELA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR, PORTUGAL. DOUTOR EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA PELA PUCSP. MESTRE EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS, UTP. BACHAREL EM JORNALISMO PELA PUCPR. PROFESSOR EFETIVO ADJUNTO II DO CURSO DE JORNALISMO E DO MESTRADO EM DESENVOLVIMENTE REGIONAL SUSTENTÁVEL - PRODER NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, UFCA, CEARÁ, BRASIL. LIDER DO GRUPO DE PESQUISA, CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM JORNALISMO (CNPq).

Published

2014-07-23

How to Cite

CAJAZEIRA, P. E. S. L. (2014). O Telejornalismo Estendido nas Redes Sociais: Participação ou Interação?. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(7). https://doi.org/10.5380/am.v1i7.35580

Issue

Section

Demanda Contínua