Novas eleições, novas estratégias? O HGPE dos candidatos à prefeitura de Curitiba em 2012 e 2016
DOI :
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n18.10Mots-clés :
HGPE, Eleições majoritárias, Prefeitura de CuritibaRésumé
O objetivo do artigo é verificar como os candidatos à prefeitura de Curitiba Rafael Greca e Gustavo Fruet fizeram uso da propaganda eleitoral no primeiro turno da campanha de 2016, em comparação com o pleito anterior. Com esse intuito, foram utilizados dados codificados por meio da Análise de Conteúdo a partir dos programas de televisão do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). Três hipóteses são testadas: 1) a de que o candidato à reeleição Fruet passou a utilizar predominantemente as estratégias de mandatário em 2016; 2) a de que Greca não fez grandes mudanças por continuar sendo desafiante e; 3) a de que o tema econômico apareceria com mais frequência em 2016. Os resultados, entretanto, apontaram para a confirmação parcial da H1 – já que, para algumas variáveis típicas de mandatário, Fruet apresentou queda entre uma eleição e outra – e para a não confirmação da H2 - já que Greca apresentou mudanças na sua estratégia - e da H3 – já que a variável econômica apareceu de forma tímida em 2016, e somente na campanha de Fruet.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.