Novas eleições, novas estratégias? O HGPE dos candidatos à prefeitura de Curitiba em 2012 e 2016
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n18.10Palabras clave:
HGPE, Eleições majoritárias, Prefeitura de CuritibaResumen
O objetivo do artigo é verificar como os candidatos à prefeitura de Curitiba Rafael Greca e Gustavo Fruet fizeram uso da propaganda eleitoral no primeiro turno da campanha de 2016, em comparação com o pleito anterior. Com esse intuito, foram utilizados dados codificados por meio da Análise de Conteúdo a partir dos programas de televisão do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). Três hipóteses são testadas: 1) a de que o candidato à reeleição Fruet passou a utilizar predominantemente as estratégias de mandatário em 2016; 2) a de que Greca não fez grandes mudanças por continuar sendo desafiante e; 3) a de que o tema econômico apareceria com mais frequência em 2016. Os resultados, entretanto, apontaram para a confirmação parcial da H1 – já que, para algumas variáveis típicas de mandatário, Fruet apresentou queda entre uma eleição e outra – e para a não confirmação da H2 - já que Greca apresentou mudanças na sua estratégia - e da H3 – já que a variável econômica apareceu de forma tímida em 2016, e somente na campanha de Fruet.
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