Narrativas do (Con-)vencer: Testemunhos de Fracasso e Sucesso da Igreja Universal na sua Programação Televisiva em Minas Gerais

Auteurs-es

  • Marco Túlio de SOUSA Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.5380/am.v1i8.37993

Mots-clés :

Narrativa, Religião, Igreja Universal, TV.

Résumé

No presente estudo oferecemos uma análise narrativa da Programação Igreja Universal que consiste em programas televisivos da Igreja Universal veiculados em Minas Gerais no período da madrugada. Com base no método da “semana construída” e na teoria narrativa de Paul Ricoeur (2010a, 2010b, 2010c), oito edições foram analisadas com o objetivo de se entender a relação que a igreja procura construir com o público por meio de seus textos e textualidades e o modo como estes se relacionam entre si. O percurso realizado permitiu-nos identificar a existência de uma “arquitetura narrativa” comum a todos os programas que compõem a Programação IURD, qual seja: “narrativas de fracasso” atreladas às “narrativas de sucesso” que são mediadas pelos comentários dos pastores. Assim, parece-se buscar uma “dupla identificação” do público com os problemas e as soluções, com intuito de convencê-lo a ir a um dos cultos da denominação.  

Biographie de l'auteur-e

Marco Túlio de SOUSA, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor do Curso de Comunicação Social da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Frutal). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação (habilitação: Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desenvolve pesquisas sobre mídia e religião.

Téléchargements

Comment citer

de SOUSA, M. T. (2014). Narrativas do (Con-)vencer: Testemunhos de Fracasso e Sucesso da Igreja Universal na sua Programação Televisiva em Minas Gerais. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(8). https://doi.org/10.5380/am.v1i8.37993

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles