Marx e Foucault: por uma crítica do fenômeno algorítmico

Autores/as

  • Vitor Vieira Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96823

Palabras clave:

Algoritmos, neoliberalismo, governamentalidade, capitalismo

Resumen

O presente texto tem por objetivo elencar algumas das principais contribuições da literatura especializada recente sobre o tema dos algoritmos e apresentar um panorama crítico sobre o tópico. Assim o fazemos, dedicando especial atenção especificamente àquelas que julgamos serem as mais profícuas chaves para a compreensão do fenômeno algorítmico nas plataformas digitais: o conceito de governamentalidade postulado por Michel Foucault, com especial atenção à sua interpretação do neoliberalismo; e a crítica da economia política do capitalismo em sua forma atual a partir da fortuna crítica de Karl Marx.

Biografía del autor/a

Vitor Vieira Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor e Mestre em Linguística Aplicada e graduado em Letras Português-Alemão, todas as titulações obtidas na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, encontra-se como pesquisador bolsista junto à Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

Publicado

2025-02-06

Cómo citar

Vieira Ferreira, V. (2025). Marx e Foucault: por uma crítica do fenômeno algorítmico. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 29(1). https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96823

Número

Sección

Dossiê Comunicação, algoritmos e cultura contemporânea