Verdades teatralizadas: arremedo e subversão em Inferninho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v28i1.94495

Palabras clave:

Cinema queer brasileiro, Inferninho, Camp, Teatralidade, Melodrama

Resumen

O artigo analisa como o longa brasileiro Inferninho (2018), dirigido por Guto Parente e Pedro Diógenes, faz uso da teatralidade – por meio das performances musicais, cômicas e melodramáticas de seus personagens – para queerizar e ressignificar a própria máquina-dispositivo do cinema, transformando-a num mecanismo de fabulação e numa possibilidade de r/existência fora do espaço-tempo heteronormativo. A partir do contraponto entre as reflexões de uma série de teóricos/as queer que se debruçaram sobre o estudo do camp e depoimentos coletados em entrevista com os dois diretores, a investigação examina como o filme se apropria do gesto criativo de seu elenco, composto por integrantes do Grupo Bagaceira de Teatro, para desestabilizar a mise-en-scène cinematográfica por meio do teatral. O resultado evidencia o cinema como uma encenação historicamente heteronormativa, mas que pode ser também ressexualizada e queerizada.

Biografía del autor/a

Daniel Oliveira Silva, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal

Daniel Oliveira é mestre em cinema pela Universidade da Beira Interior, onde atualmente cursa o doutoramento em Media Artes, com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Atuando como crítico desde 2004, é filiado à Associação Brasileira (Abraccine) e à Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci). É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em História da Cultura e da Arte pela mesma instituição, e pós-graduação em Roteiro para Cinema e TV, pelo Humber Institute, de Toronto.

Publicado

2024-07-08

Cómo citar

Silva, D. O. (2024). Verdades teatralizadas: arremedo e subversão em Inferninho. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 28(1). https://doi.org/10.5380/am.v28i1.94495

Número

Sección

Dossiê Melodrama: análises empíricas e formulações teóricas