A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba

Autores/as

  • Isabela Zandonai Bertoldi Universidade Positivo, Curitiba, Paraná
  • Amanda Soares de Mattos Universidade Positivo, Curitiba, Paraná
  • Beatriz Stradiotto Sarnowski Universidade Positivo, Curitiba, Paraná
  • Kauana Custódio Martins Universidade Positivo, Curitiba, Paraná
  • Filipe Bordinhão dos Santos Universidade Positivo, Curitiba, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v25i1.87538

Palabras clave:

Gênero, Mulher Negra, Liderança Feminina, Agências de Publicidade.

Resumen

A ausência da mulher negra nas agências de publicidade de Curitiba é um reflexo da falta de visibilidade e reconhecimento voltados à mesma na sociedade como um todo. Como resultado, essas profissionais também têm rara presença em cargos de liderança nestes espaços. E, devido essa ausência, o presente artigo torna-se pertinente para melhor compreensão do cenário publicitário curitibano. Como base teórica, foram abordados os temas: gênero, raça, feminismo e a presença da mulher negra no mercado de trabalho. Nas etapas quantitativa e qualitativa do estudo, ao serem enviados questionários para agências e realizadas entrevistas com publicitárias negras, ficou evidente que o vazio representacional existente nestes ambientes é consequência de estruturas socioculturais construídas historicamente.

 

A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba

Biografía del autor/a

Isabela Zandonai Bertoldi, Universidade Positivo, Curitiba, Paraná

Aluna do último período de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo.

Amanda Soares de Mattos, Universidade Positivo, Curitiba, Paraná

Aluna do último período de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo.

Beatriz Stradiotto Sarnowski, Universidade Positivo, Curitiba, Paraná

Aluna do último período de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo.

Kauana Custódio Martins, Universidade Positivo, Curitiba, Paraná

Aluna do último período de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo.

Filipe Bordinhão dos Santos, Universidade Positivo, Curitiba, Paraná

Professor dos Cursos de Comunicação da Universidade Positivo. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2023-01-30

Cómo citar

Zandonai Bertoldi, I., Soares de Mattos, A., Stradiotto Sarnowski, B., Custódio Martins, K., & Bordinhão dos Santos, F. (2023). A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 25(1). https://doi.org/10.5380/am.v25i1.87538

Número

Sección

DOSSIÊ "MÍDIA E GÊNERO: NOVOS OLHARES"