Quatro instâncias de empoderamento e um maracatu feminista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v25i1.87433

Palabras clave:

Empoderamento, gênero, música popular

Resumen

Investigamos como o maracatu Baque Mulher contribui para empoderar mulheres brancas, negras e mestiças que partilham a condição de imigrantes em Lisboa. O slogan “Movimento de empoderamento feminino” motivou a reflexão teórico-conceitual baseada em textos de referência do feminismo negro e do pensamento decolonial e também o recorte das expressões performáticas e das situações de ativismo discutidas. A pesquisa envolveu observação participante, entrevistas abertas e estruturadas, análise das loas (canções do maracatu) e das performances do grupo de Lisboa. Concluímos que as práticas do Baque mulher empoderam suas integrantes mediante ações que têm repercussão em instâncias de poder, o que está em conformidade com as acepções do conceito de empoderamento discutidas no âmbito do feminismo negro.

Biografía del autor/a

Tatiana Rodrigues Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde leciona no Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Bicult), Curso Superior Tecnológico em Produção Musical e Licenciatura em Música Popular Brasileira. Também é professora do curso de Pós-Graduação Cidadania e Ambientes Culturais. Lidera o grupo de pesquisa Música e Mediações Culturais - MusPop/MMC (CNPq/UFRB). Integra o GP Comunicação, Música e Entretenimento da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Integra o Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios - LinkLivre (CNPq/UFRB). É jornalista com graduação em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia, tem mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e pós-doutorado no Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (Inet-md) pela Universidade Nova de Lisboa. Tem experiência em Jornalismo Cultural, Crítica de Música Popular, Jornalismo On-line e na área de Comunicação. Pesquisa cultura musical, música popular urbana, epistemologias decoloniais e feminismos.

Publicado

2023-01-30

Cómo citar

Lima, T. R. (2023). Quatro instâncias de empoderamento e um maracatu feminista. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 25(1). https://doi.org/10.5380/am.v25i1.87433

Número

Sección

DOSSIÊ "MÍDIA E GÊNERO: NOVOS OLHARES"