Quatro instâncias de empoderamento e um maracatu feminista

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v25i1.87433

Keywords:

Empoderamento, gênero, música popular

Abstract

Investigamos como o maracatu Baque Mulher contribui para empoderar mulheres brancas, negras e mestiças que partilham a condição de imigrantes em Lisboa. O slogan “Movimento de empoderamento feminino” motivou a reflexão teórico-conceitual baseada em textos de referência do feminismo negro e do pensamento decolonial e também o recorte das expressões performáticas e das situações de ativismo discutidas. A pesquisa envolveu observação participante, entrevistas abertas e estruturadas, análise das loas (canções do maracatu) e das performances do grupo de Lisboa. Concluímos que as práticas do Baque mulher empoderam suas integrantes mediante ações que têm repercussão em instâncias de poder, o que está em conformidade com as acepções do conceito de empoderamento discutidas no âmbito do feminismo negro.

Author Biography

Tatiana Rodrigues Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde leciona no Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Bicult), Curso Superior Tecnológico em Produção Musical e Licenciatura em Música Popular Brasileira. Também é professora do curso de Pós-Graduação Cidadania e Ambientes Culturais. Lidera o grupo de pesquisa Música e Mediações Culturais - MusPop/MMC (CNPq/UFRB). Integra o GP Comunicação, Música e Entretenimento da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Integra o Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios - LinkLivre (CNPq/UFRB). É jornalista com graduação em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia, tem mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e pós-doutorado no Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (Inet-md) pela Universidade Nova de Lisboa. Tem experiência em Jornalismo Cultural, Crítica de Música Popular, Jornalismo On-line e na área de Comunicação. Pesquisa cultura musical, música popular urbana, epistemologias decoloniais e feminismos.

Published

2023-01-30

How to Cite

Lima, T. R. (2023). Quatro instâncias de empoderamento e um maracatu feminista. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 25(1). https://doi.org/10.5380/am.v25i1.87433

Issue

Section

DOSSIÊ "MÍDIA E GÊNERO: NOVOS OLHARES"