Inovação na produção audiovisual jornalística midiatizada: o DROPS do Estadão como jornal interativo efêmero para o Stories do Instagram

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v23i1.82325

Palabras clave:

Inovação, Audiovisual Efêmero, Instagram Stories, Midiatização

Resumen

A inovação no jornalismo emerge diante da possibilidade de novas práticas jornalísticas, adaptando as linguagens, as gramáticas, utilizando novas ferramentas de captação de conteúdo audiovisual, por exemplo. Temos como objetivo compreender como as lógicas da midiatização são apropriadas pelo Estadão, por meio do Drops, para a prática do jornalismo de inovação no Instagram Stories. Percebemos que a midiatização e a inovação podem caminhar lado a lado, mas não podem de forma alguma ser sinônimos, pois abrangem condições diferentes em ambas as suas características.

Biografía del autor/a

Bruno José Fiorini, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Jornalista, pela UFSM, mestrando na linha de pesquisa Midiatização e Processos Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade - Unisinos, bolsista Capes, e-mail: brunojosefiorini@gmail.com

Luciana Menezes Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Frederico Westphalen; Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA.

Professora adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Campus Frederico Westphalen e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa Campus São Borja. E-mail: luciana.carvalho@ufsm.br

Publicado

2022-02-04

Cómo citar

Fiorini, B. J., & Carvalho, L. M. (2022). Inovação na produção audiovisual jornalística midiatizada: o DROPS do Estadão como jornal interativo efêmero para o Stories do Instagram. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 23(1), 60–78. https://doi.org/10.5380/am.v23i1.82325

Número

Sección

Dossiê "O Audiovisual no Brasil Contemporâneo"