Dinâmicas na Circulação de Memes em Fandoms de Séries Televisivas

Autores

  • Daniel Rios Universiade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2021n22.02

Palavras-chave:

Séries televisivas, Comunidades de fãs, Produção de fãs, Memes.

Resumo

Fãs de séries televisivas se utilizam amplamente dos sites de redes sociais como ferramenta para compartilhar materiais produzidos por eles, tornando cada vez mais complexa a relação entre a televisão e o meio digital. Nesse contexto, este artigo se propõe a analisar que tipos de memes circulam em comunidades de fãs de ficções seriadas televisivas. Para isso, foi feita uma pesquisa em dois fandoms brasileiros de séries estadunidenses, Grey's MiiL gRaU e Game of Thrones Brasil L&S. Enquadrando-os como um tipo particular de produção de fãs, argumenta-se que os memes compartilhados nesses espaços poderiam ser categorizados a partir de duas classificações: memes intratextuais, que falam sobre o objeto cultural no qual o fandom é centrado; e memes extratextuais, que falam sobre assuntos relevantes para o contexto histórico-cultural no qual os membros do fandoms estão inseridos.

Biografia do Autor

Daniel Rios, Universiade Federal Fluminense

Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM-UFF e membro dos projetos TeleVisões (UFF), Série Clube (UFF) e #MUSEUdeMEMES (UFF).

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Rios, D. (2021). Dinâmicas na Circulação de Memes em Fandoms de Séries Televisivas. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 22(1), 17–37. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2021n22.02

Edição

Seção

Artigos | Articles