Trabalho e mídia: construções discursivas sobre o universo do trabalho no Brasil em conteúdos jornalísticos
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p355-376Palabras clave:
Cultura, Jornalismo, Trabalho, Relações sociais.Resumen
Com base em conceitos e princípios do pensamento bakhtiniano, este artigo analisa construções discursivas a respeito do trabalho e do trabalhador em editoriais de veículos de comunicação que versam sobre uma suposta improdutividade do brasileiro e também em reportagens sobre pessoas em situações de trabalho degradantes. Nos dois cenários analisados, demonstra-se que o trabalho assume relevância central, mas fica sujeito à racionalidade do crescimento econômico unidirecional, submisso ao capital. Já o trabalhador, peça substituível de uma engrenagem que não pode parar, é percebido como algo do qual se precisa extrair a cada dia mais rendimentos ou alguém que, pontualmente, precisa ser defendido de um sistema que, de forma contraditória, pressupõe intensificação laboral e condições mínimas de trabalho.
Palavras-chave: Linguagem; Trabalho; Mídia e trabalho; Trabalhador; Dialogismo.
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