Ensino de jornalismo e novas práticas jornalísticas no século XXI: globalização, sociedade e tecnologia

Autores/as

  • Aline Tainá Amaral Horn
  • Luis Otávio Dias Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR
  • Rosa Maria Cardoso Dalla Costa

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2015n10p139-158

Palabras clave:

Ensino do jornalismo, Jornalismo digital, Novas tecnologias da informação e da comunicação.

Resumen

O artigo propõe a discussão sobre o ensino de Jornalismo e as perspectivas de atuação do jornalista frente às mudanças latentes na sociedade globalizada, diante do impacto da cultura digital, dos novos modos de interação com o público e questões de ordem institucional e mercadológica, em um momento de adaptações dos cursos de Jornalismo no Brasil com as Novas Diretrizes Curriculares. O estudo, em fase de desenvolvimento, faz parte de uma pesquisa sobre as novas práticas jornalísticas, que integra um grupo internacional de investigação sobre o tema. Tem como objetivo discorrer sobre o campo de convergências e dicotomias entre o ensino do jornalismo e a prática profissional dos jornalistas que trabalham na redação do portal de notícias web, Brasil Post. Encontra pressupostos teóricos em Bauman (1999), Wolton (2011) e Mattelart (2005) para discorrer sobre o tempo, o espaço e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação e, ancora-se em Fígaro (2013) para discorrer sobre o modo de fazer jornalismo no século XXI.

Publicado

2015-12-21

Cómo citar

Tainá Amaral Horn, A., Otávio Dias, L., & Cardoso Dalla Costa, R. M. (2015). Ensino de jornalismo e novas práticas jornalísticas no século XXI: globalização, sociedade e tecnologia. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(10), 139–158. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2015n10p139-158

Número

Sección

Dossiê | Dossier