Um olhar sobre o passado: tensionamentos na pesquisa em História do Jornalismo

Authors

  • Cristiano Anunciação Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n1p289-306

Keywords:

História do jornalismo, Processos históricos, Processos jornalísticos, Produtos jornalísticos, Teoria do jornalismo.

Abstract

O entrecruzamento entre história e jornalismo gera uma série de tensionamentos na pesquisa em história do jornalismo. No vínculo entre esses dois campos, identificamos, primeiramente, o problema de identidade que pode viver o pesquisador do jornalismo. Afinal, ao debruçar-se sobre o passado, faria ele uma historiografia ou efetivamente uma pesquisa nesta subárea da Comunicação? O modo como o pesquisador lida com tal questionamento interfere na sua relação com o objeto de estudo. Daí, como evidenciar as diversas formas de fazer jornalismo (processos jornalísticos) e as características do contexto analisado (processos históricos)? Este trabalho visa, portanto, discutir essas questões e buscar pistas que possam auxiliar o pesquisador que realiza uma história do jornalismo. Uma hipótese que aparece aqui é que os produtos jornalísticos têm muito a dizer sobre os processos jornalísticos, bem como os processos históricos.

Author Biography

Cristiano Anunciação, Universidade de Brasília (UnB)

Jornalista; doutorando em Comunicação (UnB); mestre em Jornalismo (UFSC); e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (UESB). E-mail: crisanun@gmail.com.

Published

2016-06-29

How to Cite

Anunciação, C. (2016). Um olhar sobre o passado: tensionamentos na pesquisa em História do Jornalismo. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(11), 289–306. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n1p289-306

Issue

Section

Artigos | Articles