Lésbicas na Telenovela O Rebu: O Romance entre Glorinha e Roberta

Autores/as

  • Guilherme Moreira FERNANDES Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i8.37920

Palabras clave:

Telenovela, Lesbianidade, Bráulio Pedroso.

Resumen

Este artigo analisa personagens da telenovela O Rebu. Partimos da pergunta “Qual é o papel da mulher lésbica em telenovela brasileira durante o regime militar?” e estabelecemos como recorte a primeira representação de lésbicas em telenovelas brasileiras, que aconteceu em 1974 com O Rebu. Nosso objeto então foi o de retratar a representação da identidade de orientação sexual da mulher lésbica em telenovela. Como corpus, utilizamos os scripts originais da telenovela. Concluímos que Glorinha e Roberta representaram uma quebra de paradigmas, pois trouxeram discussões, no âmbito da telenovela, que anteciparam a oficialização do movimento feminista e lésbico no Brasil.

Biografía del autor/a

Guilherme Moreira FERNANDES, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor substituto do departamento de Televisão e Rádio da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Cómo citar

FERNANDES, G. M. (2014). Lésbicas na Telenovela O Rebu: O Romance entre Glorinha e Roberta. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(8). https://doi.org/10.5380/am.v1i8.37920

Número

Sección

Dossiê | Dossier