Mídias Digitais e suas potencialidades nos tempos contemporâneos: estudo de caso “Mídia Ninja”

Autores/as

  • Ofelia Elisa Torres MORALES CURSO DE JORNALISMO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
  • Carlos Alberto de SOUZA UEPG
  • Paula Melani ROCHA UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i6.33737

Palabras clave:

Redes Sociais Digitais, Juventude, Jornalismo Móvel

Resumen

Este texto traz aproximação preliminar em relação a indagações e questionamentos sobre as possibilidades oportunizadas pelas redes sociais digitais e o jornalismo móvel. A partir de algumas exemplificações como o caso do “Mídia Ninja”, mídia digital alternativa com visibilidade potencializada nas manifestações do Movimento “Vem Pra Rua”, mostra-se a necessidade de compreender esses fenômenos midiáticos, principalmente na sociedade contemporânea, sob a ótica da juventude e da cidadania, assim como suas potencialidades na construção do conhecimento colaborativo e compartilhamento de informações e opiniões. A análise envolveu pesquisa exploratória, bibliográfica, estudo de caso e análise de imagem.

 

Biografía del autor/a

Ofelia Elisa Torres MORALES, CURSO DE JORNALISMO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Doutora em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professora Adjunta do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Contato:  ofeliatm@gmail.com

Carlos Alberto de SOUZA, UEPG

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), coordenador do Grupo de Pesquisa Fotojornalismo, Imagem e Tecnologia.

Paula Melani ROCHA, UEPG

Professora Doutora dos cursos de mestrado em Jornalismo e da graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora-colaboradora do LabJor/UNICAMP.

Cómo citar

MORALES, O. E. T., SOUZA, C. A. de, & ROCHA, P. M. (2013). Mídias Digitais e suas potencialidades nos tempos contemporâneos: estudo de caso “Mídia Ninja”. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(6). https://doi.org/10.5380/am.v1i6.33737

Número

Sección

Artigos | Articles