A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v1i5.32597Palavras-chave:
ensino, aprendizagem, língua alemã, tecnologias, fotonovela.Resumo
O artigo propõe uma reflexão sobre a inclusão, vantagens e desvantagens das tecnologias no ensino e na aprendizagem de uma língua estrangeira, especificamente, da Língua Alemã. Com o advento das tecnologias, praticamente todos os alunos possuem celular, máquina digital e computador. Na maioria das escolas públicas, porém, ainda há falta de laboratórios e equipamentos suficientes para todos os alunos. Além disso, os equipamentos e o acesso à internet, geralmente, são precários e os professores não estão preparados para se apropriarem das vantagens pedagógicas oferecidas pelos recursos tecnológicos. Mesmo com tantos entraves, o professor precisa tomar consciência da importância da integração das tecnologias em sala de aula, pois esses recursos permitem redimensionar os espaços de ensinar e aprender. Nesse sentido, a fim de investigar o potencial das tecnologias nas aulas de Língua Alemã, foi realizada uma atividade escolar de produção de uma fotonovela com os alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola pública municipal no município de São José do Hortêncio – RS. A fotonovela foi organizada sobre um assunto de interesse dos alunos e foi mediada pelas tecnologias, o que possibilitou o desenvolvimento da criatividade e da habilidade ao manusear as ferramentas tecnológicas. A fotonovela também permitiu desenvolver a leitura e a escrita em Língua Alemã, uma vez que envolveu os alunos na realização dessa atividade, uma vez que, ao mesmo tempo em que a fotografia ampliou o imaginário deles, o recurso textual direcionou o enredo da história produzida por eles.
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