Impacto dos algoritmos na performance dos influenciadores digitais: gambiarras e visibilidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96934

Keywords:

Influenciadores Digitais, Algoritmos, Gambiarras, Plataformas Digitais.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar o impacto do sistema algorítmico na criação de conteúdo de influenciadores digitais (ABIDIN, 2015). A partir de uma revisão de literatura (ALVES-MAZZOTTI, 2002) e de análise de postagens no Instagram de quatro influenciadores digitais, com fundamento no paradigma indiciário (BRAGA, 2008), busca-se explorar as dinâmicas de adaptações das condutas desses sujeitos frente a sistemas de recomendação e modulação de conteúdo. A investigação reflete sobre o uso de "gambiarras” (MESSIAS, 2019) que consistem em soluções improvisadas que visam burlar as lógicas estabelecidas pelas plataformas digitais (VAN DIJCK; POELL; DE WAAL, 2019). Os resultados apontam a inserção compulsória do influenciador digital em um sistema de políticas opacas por visibilidade com performances permeadas pela constante tentativa de subversão.

Author Biographies

Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista Capes na Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: kassieli.mello@acad.ufsm.br

Aline Roes Dalmolin, Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/Brasil)

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora Adjunta no Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: aline.dalmolin@ufsm.br.

Published

2025-02-06

How to Cite

Gonçalves de Mello dos Santos, K. J., & Dalmolin, A. R. (2025). Impacto dos algoritmos na performance dos influenciadores digitais: gambiarras e visibilidade. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 29(1). https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96934

Issue

Section

Dossiê Comunicação, algoritmos e cultura contemporânea