Impacto dos algoritmos na performance dos influenciadores digitais: gambiarras e visibilidade
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96934Keywords:
Influenciadores Digitais, Algoritmos, Gambiarras, Plataformas Digitais.Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar o impacto do sistema algorítmico na criação de conteúdo de influenciadores digitais (ABIDIN, 2015). A partir de uma revisão de literatura (ALVES-MAZZOTTI, 2002) e de análise de postagens no Instagram de quatro influenciadores digitais, com fundamento no paradigma indiciário (BRAGA, 2008), busca-se explorar as dinâmicas de adaptações das condutas desses sujeitos frente a sistemas de recomendação e modulação de conteúdo. A investigação reflete sobre o uso de "gambiarras” (MESSIAS, 2019) que consistem em soluções improvisadas que visam burlar as lógicas estabelecidas pelas plataformas digitais (VAN DIJCK; POELL; DE WAAL, 2019). Os resultados apontam a inserção compulsória do influenciador digital em um sistema de políticas opacas por visibilidade com performances permeadas pela constante tentativa de subversão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author(s) of a text approved by reviewers give(s) automatically, and without any kind of burden, the right of first publication of the material submitted.
