“Sou menina, menina feminina. Sou menino, menino masculino”: estereótipos e práticas pedagógicas de gênero a partir de dois vídeos musicais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v27i1.87858

Keywords:

Gênero, Estereótipos, Práticas pedagógicas, Vídeos musicais gospel, Discurso.

Abstract

Neste artigo, objetiva-se discutir como as práticas sociais de gênero se instauram por meio de processos pedagógicos que classificam os sujeitos em enquadramentos normativos. Para tanto, dois vídeos musicais gospel direcionados à infância são problematizados: “Nosso gênero vem de Deus”, do Trio R3, e “Não dessa vez”, da dupla Sr. e Sra. Lobos. Disponíveis na plataforma YouTube, as duas situações de comunicação têm semelhanças quanto ao endereçamento para crianças e pais, que seguem o movimento religioso evangélico, e por tentarem reiterar o gênero em uma perspectiva binária como natural e, mais ainda, divina. Metodologicamente, procuramos ancorar nossa abordagem em uma perspectiva discursiva em interface com a psicologia social. Com esse enfoque, os estereótipos podem ser compreendidos como representações socialmente partilhadas fundamentais para a vida em sociedade.

Author Biographies

Maurício João Vieira Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais/Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Atualmente é bolsista da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, anteriormente, do Programa de Bolsas de Pós-Graduação (PBPG/UFJF). Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integra o DIZ - Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença.

Mariana Ramalho Procópio, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais/Professora

Professora do Departamento de Comunicação Social, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIN/UFMG). Colíder do DIZ - Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença.

Published

2024-01-08

How to Cite

Vieira Filho, M. J., & Procópio, M. R. (2024). “Sou menina, menina feminina. Sou menino, menino masculino”: estereótipos e práticas pedagógicas de gênero a partir de dois vídeos musicais. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 27(1). https://doi.org/10.5380/am.v27i1.87858

Issue

Section

Artigos | Articles