Gênero como categoria útil de análise no estudo sobre a representação jornalística de mulheres no futebol

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v25i1.87744

Keywords:

Gênero, feminismo, esporte, jornalismo esportivo, futebol de mulheres

Abstract

Diante do fato de que as desigualdades de gênero permearam as experiências de mulheres no esporte, especialmente no futebol, ao longo da história, o presente artigo tem como proposta entender o conceito e aprofundar a discussão sobre a questão de gênero enquanto uma categoria de análise, no caso deste trabalho, para entendermos como esta pode ser útil a estudos que relacionam mulheres, esporte e jornalismo. Por meio de uma revisão bibliográfica e de uma análise interpretativa, elaboramos que desconstruir a ideia de que há um destino biológico que afasta as mulheres do esporte enquanto um espaço social é um esforço necessário, bem como o avanço da noção de que as manifestações comportamentais, sociais, psicológicas e identitárias do gênero feminino podem ser diversas e compatíveis com os contextos esportivos.   

Author Biographies

Érika Alfaro de Araújo, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Bauru - São Paulo

Jornalista e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) - Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mauro de Souza Ventura, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Bauru - São Paulo

Livre-docente em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Published

2023-01-30

How to Cite

de Araújo, Érika A., & Ventura, M. de S. (2023). Gênero como categoria útil de análise no estudo sobre a representação jornalística de mulheres no futebol. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 25(1). https://doi.org/10.5380/am.v25i1.87744

Issue

Section

DOSSIÊ "MÍDIA E GÊNERO: NOVOS OLHARES"