As vozes da agenda-setting no jornalismo ambiental: a identificação dos definidores das notícias e das síndromes da cobertura da extinção da Renca na Amazônia em sites do Amapá

Authors

  • Abinoan Santiago dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Paula Melani Rocha

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n15p59-80

Keywords:

Teoria do agendamento, Definidores da notícia, Amazônia, reserva ambiental, Síndromes do jornalismo ambiental.

Abstract

A proposta do artigo é analisar a imprensa periférica, sobretudo as características do agendamento da mídia da Amazônia quanto a temas da própria região. O objetivo é identificar quais as vozes definidoras das notícias de três sites jornalísticos do Amapá na cobertura da extinção da Reserva Nacional de Cobres e Associados (Renca), área de proteção mineral entre os territórios amapaense e paraense. Além da teoria do agendamento, este trabalho se baseia na identificação dos definidores da notícia em consonância com o papel jornalístico em questões ambientais, a partir de suas síndromes e análise de reportagem como caminho metodológico. Como corpus analisou-se a semana de 23 a 30 de agosto de 2017, a primeira após o anúncio de extinção da Renca. Nesse período, houve a predominância de definidores de caráter político em detrimento das comunidades afetadas pela decisão.

Author Biographies

Abinoan Santiago dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jornalista, graduado pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Mestrando em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com bolsa Capes.

Paula Melani Rocha

Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Jornalismo e do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisadora colaboradora do LabJor (laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora Fapesp. Coordenadora do grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero (CNPq). Pós-doutora em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa (PT).

Published

2018-06-28

How to Cite

Santos, A. S. dos, & Rocha, P. M. (2018). As vozes da agenda-setting no jornalismo ambiental: a identificação dos definidores das notícias e das síndromes da cobertura da extinção da Renca na Amazônia em sites do Amapá. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(15), 59–80. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n15p59-80

Issue

Section

Artigos | Articles