A voz da audiência: histórias da cultura popular transpostas para podcasts a partir de relatos de ouvintes
Historias de la cultura popular transpuestas a pódcast a partir de relatos de oyentes
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v30i1.98968Resumo
Este trabalho investiga o processo de transposição de narrativas da cultura popular para a paisagem digital realizado a partir da participação da audiência. Utilizando a análise de conteúdo, conecta o conceito de hibridação cultural proposto por Néstor Canclini (2003) à perspectiva teórica da folkcomunicação (Trigueiro, 2008) para analisar o episódio Causos de Lobisomem, do podcast Poranduba. Os resultados destacam como a transposição para o ambiente digital a partir dos relatos da audiência não apenas ressignifica as narrativas tradicionais, mas também reforça a hibridação cultural no contexto digital como potencializadora de conexões e da valorização da cultura popular.
Referências
BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares da informação de fatos e expressão de ideias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3º. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BONINI, T. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, v. 11, n. 1, 3 jul. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4315 >. Acesso em: 20 jun. 2024.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2003.
CARNEIRO, Edison. A dinâmica do folclore. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 3º. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
JENKINS, Henry. Convergence culture: Where old and new media collid. New York, NY: New, 2006.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Cultura do Podcast: reconfigurações do rádio expandido. Rio de Janeiro, Editora Mauad X, 2024.
LENDAS DO RECIFE. Podcast disponível na plataforma Spotify, em: <https://open.spotify.com/show/0CecvbXSaz3xiVqkBLh1kk?si=d51b8892ec6f42e7 >. Acessado em: 22 de dezembro de 2023.
MARQUES DE MELO, José. Diálogo com Beltrão. Revista Internacional de Folkcomunicação. Ponta Grossa, v. 16, n.37, p. 11-76, 2018. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/issue/view/838 >. Acesso em: 15 mai. 2024
MURRAY, Janet, H. Hamlet no Holodeck. São Paulo: Unesp, 2003.
ONG, Walter J. Oralidade e Cultura Escrita. São Paulo: Papirus,1998.
PORANDUBA. Podcast disponível na plataforma Spotify, em: <https://open.spotify.com/show/5EkAd1ynFougZz1z4iZGl1?si=6-6gpnAPTWGMMINjUhiQ0g >. Acessado em: 08 de dezembro de 2023.
SCHMIDT, Cristina (Org.). Folkcomunicação na Arena Global: avanços teóricos e metodológicos. São Paulo: Ductor, 2006.
TRIGUEIRO, Osvaldo M. Folk-Ativismo segundo Osvaldo Trigueiro. In: Metamorfoses de folkcomunicação: antologia brasileira. Org. José Marques de Melo, Guilherme Moreira Fernandes. São Paulo: Editae Cultura, 2013. 695-702.
TRIGUEIRO, Osvaldo M. Folkcomunicação e Ativismo Midiático. João Pessoa, Editora UFPB, 2008.
TRIGUEIRO, Osvaldo Meira. O ativista midiático da rede folkcomunicacional. Revista Internacional de Folkcomunicação. Ponta Grossa, v. 4, n.7, p. 1-13, 2008. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18667 >. Acesso em: 02 jul. 2024
TRINCA, Mayra D.; FIGUEIREDO, Simone P. de. Formatos de Podcasts: uma nova proposta de classificação baseada em estruturas. Anais do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) - Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2022.
VIANA, Luana; VAZ CHAGAS, Luãn José. Categorização de podcasts no Brasil: uma proposta baseada em eixos estruturais. Observatório (OBS*), [S. l.], v. 1º de janeiro de 2024. DOI: 10.15847/obsOBS18120242369. Disponível em: <https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2369 >. Acesso em: 15 nov. 2024.
VIANA, Luana. Jornalismo narrativo em podcast: Imersividade, dramaturgia e narrativa autoral. Florianópolis, Editora Insular, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
