A voz da audiência: histórias da cultura popular transpostas para podcasts a partir de relatos de ouvintes

Historias de la cultura popular transpuestas a pódcast a partir de relatos de oyentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v30i1.98968

Resumo

Este trabalho investiga o processo de transposição de narrativas da cultura popular para a paisagem digital realizado a partir da participação da audiência. Utilizando a análise de conteúdo, conecta o conceito de hibridação cultural proposto por Néstor Canclini (2003) à perspectiva teórica da folkcomunicação (Trigueiro, 2008) para analisar o episódio Causos de Lobisomem, do podcast Poranduba. Os resultados destacam como a transposição para o ambiente digital a partir dos relatos da audiência não apenas ressignifica as narrativas tradicionais, mas também reforça a hibridação cultural no contexto digital como potencializadora de conexões e da valorização da cultura popular.

Biografia do Autor

Marilaine Camargo, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Email: mari.mcamargo@gmail.com

Letícia Porfírio Costacurta, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Doutoranda em Comunicação e Linguagens (UTP), mestre em Comunicação e Linguagens (UTP) e bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Referências

BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares da informação de fatos e expressão de ideias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3º. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BONINI, T. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, v. 11, n. 1, 3 jul. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4315 >. Acesso em: 20 jun. 2024.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2003.

CARNEIRO, Edison. A dinâmica do folclore. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 3º. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

JENKINS, Henry. Convergence culture: Where old and new media collid. New York, NY: New, 2006.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Cultura do Podcast: reconfigurações do rádio expandido. Rio de Janeiro, Editora Mauad X, 2024.

LENDAS DO RECIFE. Podcast disponível na plataforma Spotify, em: <https://open.spotify.com/show/0CecvbXSaz3xiVqkBLh1kk?si=d51b8892ec6f42e7 >. Acessado em: 22 de dezembro de 2023.

MARQUES DE MELO, José. Diálogo com Beltrão. Revista Internacional de Folkcomunicação. Ponta Grossa, v. 16, n.37, p. 11-76, 2018. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/issue/view/838 >. Acesso em: 15 mai. 2024

MURRAY, Janet, H. Hamlet no Holodeck. São Paulo: Unesp, 2003.

ONG, Walter J. Oralidade e Cultura Escrita. São Paulo: Papirus,1998.

PORANDUBA. Podcast disponível na plataforma Spotify, em: <https://open.spotify.com/show/5EkAd1ynFougZz1z4iZGl1?si=6-6gpnAPTWGMMINjUhiQ0g >. Acessado em: 08 de dezembro de 2023.

SCHMIDT, Cristina (Org.). Folkcomunicação na Arena Global: avanços teóricos e metodológicos. São Paulo: Ductor, 2006.

TRIGUEIRO, Osvaldo M. Folk-Ativismo segundo Osvaldo Trigueiro. In: Metamorfoses de folkcomunicação: antologia brasileira. Org. José Marques de Melo, Guilherme Moreira Fernandes. São Paulo: Editae Cultura, 2013. 695-702.

TRIGUEIRO, Osvaldo M. Folkcomunicação e Ativismo Midiático. João Pessoa, Editora UFPB, 2008.

TRIGUEIRO, Osvaldo Meira. O ativista midiático da rede folkcomunicacional. Revista Internacional de Folkcomunicação. Ponta Grossa, v. 4, n.7, p. 1-13, 2008. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18667 >. Acesso em: 02 jul. 2024

TRINCA, Mayra D.; FIGUEIREDO, Simone P. de. Formatos de Podcasts: uma nova proposta de classificação baseada em estruturas. Anais do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) - Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2022.

VIANA, Luana; VAZ CHAGAS, Luãn José. Categorização de podcasts no Brasil: uma proposta baseada em eixos estruturais. Observatório (OBS*), [S. l.], v. 1º de janeiro de 2024. DOI: 10.15847/obsOBS18120242369. Disponível em: <https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2369 >. Acesso em: 15 nov. 2024.

VIANA, Luana. Jornalismo narrativo em podcast: Imersividade, dramaturgia e narrativa autoral. Florianópolis, Editora Insular, 2023.

Downloads

Publicado

2025-07-08

Como Citar

Camargo, M., & Porfírio Costacurta, L. (2025). A voz da audiência: histórias da cultura popular transpostas para podcasts a partir de relatos de ouvintes: Historias de la cultura popular transpuestas a pódcast a partir de relatos de oyentes. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 30(1). https://doi.org/10.5380/am.v30i1.98968

Edição

Seção

Dossiê “Mídia e adaptação: texto, música, imagem, audiovisual”