Liderança: valores e princípios em Falcão Negro em Perigo

valores y principios en black hawk down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v30i1.98548

Resumo

As forças armadas constituem um exemplo paradigmático no âmbito das políticas de liderança pela necessidade de o grupo de militares atuar, em conjunto, na prossecução dos interesses superiormente estabelecidos. Falcão Negro em Perigo é um filme de 2001, baseado em fatos reais, que retrata a guerra civil na Somália no início da década de 1990, com a participação de militares dos EUA.  A missão inicial era contribuir para a segurança do apoio logístico, em termos de alimentos e medicamentos, à população somali, mas, com a declaração de guerra de Aidid às forças das Nações Unidas, uma Task Force Ranger é alocada ao conflito. O objetivo deste artigo é analisar no filme os valores e princípios que sustentam a liderança no campo de batalha. Trata-se de uma pesquisa documental que parte da análise das narrativas dos personagens do filme, buscando retratar uma prática discursiva específica. Recorreu-se à Wildland Fire Leadership Values and Principles do National Wildfire Coordinating Group como referencial de análise. Os resultados identificam os valores de respeito, dever, liderança e integridade como elementos essenciais para cultivar a coesão dos militares, de forma a orientar as decisões de acordo com os objetivos propostos.

Biografia do Autor

Jorge Bonito, Universidade de Évora

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (Portugal). Pós-graduado em Proteção Civil pelo Instituto Politécnico de Castelho Branco e pela Universidade Aberta (Portugal). Professor Titular do Departamento de Pedagogia e Educação da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora (Portugal). Membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e do Centro de Investigação em Didática, Tecnologia e Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal). E-mail: jbonito@uevora.pt.

Hugo Oliveira, Universidade de Évora

Doutorando do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade de Évora (Portugal). Mestre em Supervisão Pedagógica pela Universidade da Beira Interior (Portugal). Graduado em Ensino de Biologia e Geologia – Ramo de Geologia pela Universidade de Évora. Professor Convidado do Departamento de Educação e Formação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal). Membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. E-mail: hmjo@uevora.pt.

António Rosa, Exército Português

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (Portugal). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar (Portugal). Militar na situação de reserva. Antigo quadro da Direção de Formação do Exército. E-mail: guelharosa@gmail.com.

Flávio Corsini, Centro de Educação da Universidade Federal de Roraima

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Espírito Santo. Professor do Curso de Pedagogia, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Federal de Roraima. E-mail: flavio.corsini@ufrr.br.

Referências

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4. ed. São Paulo: Vozes, 2011. 106 p.

DEPARTMENT OF THE ARMY. AR 600–100 personnel—General army profession and leadership policy. Department of the Army, 2017. 41 p.

DRØNNEN, M. Positive Leadership: Using Positive Psychology for a Better Workplace Culture. [s. l.] Springer, 2022. 122 p. https://doi.org/10.1007/978-3-031-10816-7

DUTRA, L. M. Cinema e Relações Internacionais: o Filme Falcão Negro em Perigo e a Somália em 1993. E-

Civitas, v. 7, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.unibh.br/dcjpg/article/view/1249/763. Acesso em: 10 abr. 2025.

EKMAN, L. Fighting for strangers? military duty in contemporary war. In: HOLENWEGER, M.; JAGER, M.; KERNIC, F. (eds.). Leadership in Extreme Situations. [s. l.] Springer, 2017. p. 167-80. https://doi.org/10.1007/978-3-319-55059-610

EKMAN, L. Military Duty during Mission Deployment: Exploring Local Relations and Dynamics of Cohesion – The

Case of Swedish Troops. Armed Forces & Society, v. 0, 2023. https://doi.org/10.1177/0095327X231160424

FERREIRA, J. M. C.; NEVES, J.; CAETANO, A. Manual da Psicossociologia das Organizações. [s. l.] MacGraw-Hill, 2003. 722 p.

FISCHER, R. M. B. A análise do discurso: para além de palavras e coisas. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, jul, p. 18–37, 1995. https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71741/40676 GONÇALVES, S. P. Psicossociologia do Trabalho e das Organizações. [s. l.] Pactor, 2014. 680 p.

JANOWITZ, M. The professional soldier. [s. l.] The Free Press, 1960. 529 p.

MCKINSEY & COMPANY. What is leadership? Disponível em: https://www.mckinsey.com/featuredinsights/mckinsey-explainers/what-is-leadership#/. Acesso em: 25 nov. 2023.

NUCIARI, M.; OLIVETTA, E. Leaders for Tomorrow: Challenges for Military Leadership in the Age of Asymmetric Warfare. [s. l.] Springer, 2021. 263 p.

NWCG - NATIONAL WILDFIRE COORDINATING GROUP. Leading in the wildland fire service. Idaho:

National Wildfire Coordinating Group, 2007. 271 p. Disponível em: https://www.nwcg.gov/sites/default/files/publications/pms494-2.pdf. Acesso em: 25 nov. 2023.

PRINCE, S. Firestorm: American Film in the Age of Terrorism. Columbia University Press, 2009.

ROBLES, J. A. What makes a good leader? NCO Journal, [s. l.] p. 1-4, jan 2021. Disponível em:

armyupress.army.mil/Portals/7/nco-journal/images/2021/January/Good-Leaders/Good-Leader.pdf. Acesso em: 25 nov. 2023.

SINEK, S. Why good leaders make you feel safe, 2014. Disponível em:

https://www.ted.com/talks/simon_sinek_why_good_leaders_make_you_feel_safe?language=pt-BR#t-13599. Acesso em: 25 nov. 2023.

SHAHEEN, J. G. Reel Bad Arabs: How Hollywood Vilifies a People. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, v. 588, 171-193, 2003. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1049860. Acesso em: 10 abr. 2025.

TALGAM, I. Lead like the great conductors, 2009. Disponível em: https://www.ted.com/talks/itay_talgam_lead_like_the_great_conductors. Acesso em: 25 nov. 2023.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

Downloads

Publicado

2025-07-08

Como Citar

Bonito, J., Oliveira, H., Rosa, A., & Corsini, F. (2025). Liderança: valores e princípios em Falcão Negro em Perigo : valores y principios en black hawk down. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 30(1). https://doi.org/10.5380/am.v30i1.98548

Edição

Seção

Artigos | Articles