Ma, tempo e espaço no animê Boku dake ga Inai Machi
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v28i1.93651Palavras-chave:
Ma, Tempo, Espaço, Cultura Japonesa, Animê.Resumo
O presente artigo tem como objetivo a análise do animê Boku dake ga Inai Machi a partir de discussões sobre os conceitos de tempo e espaço e sob as noções associadas ao Ma. Ma é uma concepção espaço-temporal japonesa ligada não apenas às artes, mas também ao cotidiano. É referente ao momento e ao espaço intervalar, àquilo que está no entre ou ao vazio que é repleto de sentido. Ao associar tais marcas culturais a um produto de massa como os animês, espera-se ressaltar camadas e dimensões mais aprofundadas da cultura pop japonesa. Ainda há estereótipos e preconceitos que envolvem os animês, vistos, muitas vezes, como produções exóticas, de baixa qualidade ou mesmo perigosas. Por isso, entende-se que é importante desmistificá-los, ressaltando sua capacidade de apresentar diferentes camadas de interpretação e de portar qualidades e elementos complexos como qualquer outra produção audiovisual
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.