“Sou menina, menina feminina. Sou menino, menino masculino”: estereótipos e práticas pedagógicas de gênero a partir de dois vídeos musicais
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v27i1.87858Palavras-chave:
Gênero, Estereótipos, Práticas pedagógicas, Vídeos musicais gospel, Discurso.Resumo
Neste artigo, objetiva-se discutir como as práticas sociais de gênero se instauram por meio de processos pedagógicos que classificam os sujeitos em enquadramentos normativos. Para tanto, dois vídeos musicais gospel direcionados à infância são problematizados: “Nosso gênero vem de Deus”, do Trio R3, e “Não dessa vez”, da dupla Sr. e Sra. Lobos. Disponíveis na plataforma YouTube, as duas situações de comunicação têm semelhanças quanto ao endereçamento para crianças e pais, que seguem o movimento religioso evangélico, e por tentarem reiterar o gênero em uma perspectiva binária como natural e, mais ainda, divina. Metodologicamente, procuramos ancorar nossa abordagem em uma perspectiva discursiva em interface com a psicologia social. Com esse enfoque, os estereótipos podem ser compreendidos como representações socialmente partilhadas fundamentais para a vida em sociedade.
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