Open Journal Systems

A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba

Isabela Zandonai Bertoldi, Amanda Soares de Mattos, Beatriz Stradiotto Sarnowski, Kauana Custódio Martins, Filipe Bordinhão dos Santos

Resumo


A ausência da mulher negra nas agências de publicidade de Curitiba é um reflexo da falta de visibilidade e reconhecimento voltados à mesma na sociedade como um todo. Como resultado, essas profissionais também têm rara presença em cargos de liderança nestes espaços. E, devido essa ausência, o presente artigo torna-se pertinente para melhor compreensão do cenário publicitário curitibano. Como base teórica, foram abordados os temas: gênero, raça, feminismo e a presença da mulher negra no mercado de trabalho. Nas etapas quantitativa e qualitativa do estudo, ao serem enviados questionários para agências e realizadas entrevistas com publicitárias negras, ficou evidente que o vazio representacional existente nestes ambientes é consequência de estruturas socioculturais construídas historicamente.

 

A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba


Palavras-chave


Gênero; Mulher Negra; Liderança Feminina; Agências de Publicidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/am.v25i1.87538