CONSTRUÇÃO JORNALÍSTICA SOBRE O CONFLITO POLÍTICO-MILITAR ENTRE O GOVERNO E A RENAMO: uma análise dos jornais Notícias e Canal de Moçambique (2015 – 2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v24i1.85178

Palavras-chave:

Confronto armado, Discurso Jornalístico, Linguagem, Ideologias.

Resumo

O artigo procura compreender a construção noticiosa do conflito político-militar entre o Governo e a Renamo, em Moçambique, a partir da análise linguística e discursiva dos jornais Canal de Moçambique e Jornal Noticias. A originalidade da contribuição está na apresentação da atuação midiática Moçambicana sobre conflito militar africano, pouco abordada na literatura brasileira e da América Latina. Partiu-se do pressuposto de que os meios de comunicação usam várias formas linguísticas e discursivas para reportar a realidade social, bem como são influenciados pelos seus estatutos editoriais, da ideologia do proprietário e do contexto político e económico num determinado tempo e espaço. A pesquisa conclui que a construção noticiosa sobre o conflito político-militar em Moçambique revelou-se tendenciosa, na medida em que os conteúdos das matérias publicadas apresentavam uma linguagem e um discurso que tinham um cariz pró-governo e pró-Renamo.

Biografia do Autor

Alexandre Dinis Zavale, Escola Superior de Jornalismo

Alexandre Dinis Zavale, docente na Escola Superior de Jornalismo, Director da Delegação Académica de Manica. Pesquisador na área de ciências da comunicação, com enfoque em jornalismo, relações públicas e comunicação organizacional. Graduado em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane; Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais-Brasil e Doutor em Comunicação, Media e Cultura pela Universidade Autônoma de Barcelona Espanha.

Isaias Carlos Fuel, Escola Superior de Jornalismo e Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor na Escola Superior de Jornalismo-Maputo. Bolsista da CAPES. Pesquisador na área de comunicação com enfoque em estudos culturais e de recepção

Neolitene Francisco Gento

Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo, Delegação Acadêmica de Manica. pesqusiador em jornalismo.

Carlos Vitanisso

Mestre em Jornalismo e estudos Editorias, pela Universidade Pedagógica, e professor e pesquisador na Escola Superior de Jornalismo.

Downloads

Publicado

2022-08-24

Como Citar

Zavale, A. D., Fuel, I. C., Gento, N. F., & Vitanisso, C. (2022). CONSTRUÇÃO JORNALÍSTICA SOBRE O CONFLITO POLÍTICO-MILITAR ENTRE O GOVERNO E A RENAMO: uma análise dos jornais Notícias e Canal de Moçambique (2015 – 2016). Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 24(1). https://doi.org/10.5380/am.v24i1.85178

Edição

Seção

Dossiê: "África – Brasil: História, relações e construções sociais em Comunicação"