CONSTRUÇÃO JORNALÍSTICA SOBRE O CONFLITO POLÍTICO-MILITAR ENTRE O GOVERNO E A RENAMO: uma análise dos jornais Notícias e Canal de Moçambique (2015 – 2016)
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v24i1.85178Palabras clave:
Confronto armado, Discurso Jornalístico, Linguagem, Ideologias.Resumen
O artigo procura compreender a construção noticiosa do conflito político-militar entre o Governo e a Renamo, em Moçambique, a partir da análise linguística e discursiva dos jornais Canal de Moçambique e Jornal Noticias. A originalidade da contribuição está na apresentação da atuação midiática Moçambicana sobre conflito militar africano, pouco abordada na literatura brasileira e da América Latina. Partiu-se do pressuposto de que os meios de comunicação usam várias formas linguísticas e discursivas para reportar a realidade social, bem como são influenciados pelos seus estatutos editoriais, da ideologia do proprietário e do contexto político e económico num determinado tempo e espaço. A pesquisa conclui que a construção noticiosa sobre o conflito político-militar em Moçambique revelou-se tendenciosa, na medida em que os conteúdos das matérias publicadas apresentavam uma linguagem e um discurso que tinham um cariz pró-governo e pró-Renamo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El(los) autor(es) de texto aprobado por los revisores cede(n) automáticamente, y sin ningún tipo de gravamen, el derecho a la primera publicación del material presentado.
