Consumo e Recepção: A Educação pela Pesquisa Aplicada como Estratégia de Ensino-Aprendizagem na Pós-Graduação em Comunicação

Autores

  • Clóvis Teixeira Filho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n20.12

Palavras-chave:

comunicação, consumo, educação, ensino-aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é expor a estratégia de educação pela pesquisa na pós-graduação com vistas à compreensão da utilização de técnicas aplicadas nos estudos de recepção e consumo, suas operacionalizações, potencialidades e fragilidades. Para isso, foi articulado com o referencial metodológico e educacional um relato de experiência de pesquisa, por meio de estudo de caso, apontando possibilidades para a formação de competências do pesquisador. Como resultados destacam-se o enfrentamento com a pluralidade de técnicas, a desnaturalização do consumo, a inserção no lugar do sujeito pesquisado, a decisão analítica e a divulgação dos resultados.

Biografia do Autor

Clóvis Teixeira Filho, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Integrante dos seguintes grupos de pesquisa:  Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC³-USP) e Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade (UFPR- ECCOS)

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

Filho, C. T. (2020). Consumo e Recepção: A Educação pela Pesquisa Aplicada como Estratégia de Ensino-Aprendizagem na Pós-Graduação em Comunicação. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 20(1), 244–268. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n20.12

Edição

Seção

Artigos | Articles