Consumo e Recepção: A Educação pela Pesquisa Aplicada como Estratégia de Ensino-Aprendizagem na Pós-Graduação em Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n20.12Palavras-chave:
comunicação, consumo, educação, ensino-aprendizagemResumo
O objetivo deste artigo é expor a estratégia de educação pela pesquisa na pós-graduação com vistas à compreensão da utilização de técnicas aplicadas nos estudos de recepção e consumo, suas operacionalizações, potencialidades e fragilidades. Para isso, foi articulado com o referencial metodológico e educacional um relato de experiência de pesquisa, por meio de estudo de caso, apontando possibilidades para a formação de competências do pesquisador. Como resultados destacam-se o enfrentamento com a pluralidade de técnicas, a desnaturalização do consumo, a inserção no lugar do sujeito pesquisado, a decisão analítica e a divulgação dos resultados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
