A tensionalidade das marcas como alternativa comunicacional ao endosso nos processos de consumo: um estudo de caso da campanha “Detector de Corrupção” do Reclame Aqui
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n16p08-29Palavras-chave:
Consumidor contemporâneo, Tensionalidade das marcas, Comunicação digital, Estratégia comunicacional, Endosso social.Resumo
Este artigo tem como objetivo observar as práticas publicitárias adotadas a partir da concepção comportamental do consumidor contemporâneo, considerando os fatores cognitivos de influência, utilizados em contextos comunicacionais entre as marcas e os indivíduos. Observa-se a incidência de diferentes técnicas de convencimento, incluindo questões culturais e sociais, incitados principalmente pela mediação da comunicação digital. Como premissa ao estudo, parte-se do pressuposto do uso de atributos de “tensionalidade” (LONGO, 2014) na construção de diálogo e de posicionamento de marcas, funcionando como um mecanismo de encaixe e endosso social. Para demonstrar a aplicabilidade da teoria da tensionalidade das marcas, será apresentada a campanha “Detector de Corrupção” do site “Reclame Aqui”, que por meio de um aplicativo reformulou sua estratégia comunicacional e abordagem junto aos consumidores.
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