“Bem-vindo à próxima fase”: a cultura do choque e o fim do tédio
Resumo
Neste ensaio discutimos o conceito de choque, desde sua formulação como técnica comercial pela publicidade até suas consequências para o atual regime de atenção. Propomos que a intensificação do choque a partir do consumo extremo de imagens, como o percebido na cultura dos videogames, contribui para o fortalecimento de uma atenção fragmentada e inquieta. Entendemos assim que a “cultura do déficit de atenção” (Türcke) e o desenvolvimento de uma “atenção multitarefa” (Han) são as duas faces de um mesmo processo. Afirmamos também que o tédio é uma dimensão humana ameaçada pelo atual regime de atenção, pois a busca constante de elementos portadores de significado impede a contemplação do vazio, característica marcante do tédio e da própria humanidade.
Palavras-chave
Choque; Atenção; Tédio; Publicidade.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p291-305