O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas

Autores

  • Filipe Bordinhão dos Santos Universidade Positivo
  • Anna Troib Penteado Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p253-272

Palavras-chave:

Consumo, Kaiut Yoga, Experiências Etnográficas.

Resumo

O trabalho discute as experiências de consumo do método Kaiut Yoga a partir de uma perspectiva antropológica do consumo, sobretudo para compreender como o produto cultural (e mercadológico) da Yoga promove rituais e valores simbólicos que extrapolam a relação produto-preço e se inserem como prática social de interação. Para isso, realizamos aproximações etnográficas na escola Kaiut Yoga através das técnicas de observação participante e entrevistas com os alunos. Dessa forma, entendemos os valores culturais e intagíveis que permeiam o processo de consumo deste produto, especialmente os que dizem respeito as formas de relacionamento com o outro, o convívio em uma comunidade e a experiência de consciência de si mesmo a partir do consumo como ritualístico e mediador social.

Biografia do Autor

Filipe Bordinhão dos Santos, Universidade Positivo

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador da Pós em Comportamentos de Consumo e professor dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo.

Anna Troib Penteado, Universidade Positivo

Graduada em Comunicação Institucional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e cursa a Pós em Comportamentos de Consumo na Universidade Positivo. Redatora em Circo de Propaganda e Pesquisadora em Autem Solutions.

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

Bordinhão dos Santos, F., & Troib Penteado, A. (2017). O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(14), 253–272. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p253-272

Edição

Seção

Dossiê | Dossier