Tipos de conteúdo e engajamento: um estudo sobre o consumo de fanpages de casas noturnas LGBT

Autores

  • Hertz Wendel de Camargo UFPR
  • Marina de Queiroz Sabbi Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Clóvis Teixeira Filho Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Marcia Boroski Centro Universitário Internacional UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p213-234

Palavras-chave:

Consumo digital, Engajamento, Redes sociais, Mídia, Imagem.

Resumo

A conexão ubíqua tem estimulado novas formas de consumo midiático, imersos no contexto de convergência. Soma-se a isso o cenário de consumo direcionado para nichos específicos, como o de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). O presente artigo, a partir desse panorama, tem como objetivo de analisar como os tipos de conteúdos midiáticos podem influenciar o engajamento em Fanpages das baladas LGBT de Curitiba. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória de casos múltiplos, utilizando também a análise de conteúdo. Como resultados destacam-se a presença de links e metasites como forma de divulgação, acompanhados de imagens e vídeos, que facilitam a compreensão. Além disso, observa-se que a adequação das diferentes mensagens à cultura vivenciada pelo público nas experiências fora da rede estão relacionadas ao engajamento.

Biografia do Autor

Hertz Wendel de Camargo, UFPR

Doutor em Estudos da Linguagem pela UEL e professor dos cursos de Comunicação Social da UFPR. E-mail: hertzwendel@gmail.com,

Marina de Queiroz Sabbi, Centro Universitário Internacional UNINTER

Graduanda de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda no UNINTER, email: marina.sabbi@gmail.com.

Clóvis Teixeira Filho, Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestre em Administração pela UFPR. Professor dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda do UNINTER, assim como integrante do Grupo de Pesquisa ECCOS - Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade (UFPR). E-mail: clovistf@hotmail.com

Marcia Boroski, Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestre em Comunicação pelo UEL. Professora nos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo no Centro Universitário Internacional UNINTER.

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

de Camargo, H. W., Sabbi, M. de Q., Teixeira Filho, C., & Boroski, M. (2017). Tipos de conteúdo e engajamento: um estudo sobre o consumo de fanpages de casas noturnas LGBT. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(14), 213–234. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p213-234

Edição

Seção

Dossiê | Dossier