Representações da mulher na publicidade em Natal-RN: entre corpos estéticos e padrões hegemônicos da subalternidade na cena pública

Autores

  • Patrícia de Souza Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Josimey Costa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p141-158

Palavras-chave:

Consumo, Publicidade, Gênero, Mulher, Corpo.

Resumo

Objetiva-se identificar como a mulher contemporânea é representada na publicidade na cidade de Natal-RN e quais os tipos de representações que emergem. O corpus da pesquisa corresponde às peças publicitárias veiculadas em outdoors localizados em uma importante avenida da cidade, a Senador Salgado Filho, e a produção dos dados ocorreu durante a segunda semana do mês de maio de 2017. Utiliza-se como aportes teóricos autores do campo da comunicação, de consumo, dos estudos de gênero, sexualidade e corpo, e de estudos urbanos, entre outros. Como resultado, propõe-se que o corpo feminino é hegemonicamente representado na cena pública conforme os padrões estéticos de subalternidade e objetificação.

Biografia do Autor

Patrícia de Souza Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN). Bacharel em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Integra o Grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura (Marginália/UFRN/CNPq) na linha de pesquisa "Comunicação urbana, corpo, estética e imagem".

Josimey Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-doutora em Comunicação Social pela ECOPOS/UFRJ e doutora em Ciências Sociais/Antropologia pela PUC/SP. Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Decom/UFRN), atuando na Pós-Graduação em Estudos de Mídia (PPgEM/UFRN) e na Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN) como docente e pesquisadora. Líder do Grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura (Marginália/CNPq), integrando a linha de pesquisa” Comunicação urbana, corpo, estética e imagem”.

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

Nunes, P. de S., & Silva, J. C. da. (2017). Representações da mulher na publicidade em Natal-RN: entre corpos estéticos e padrões hegemônicos da subalternidade na cena pública. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(14), 141–158. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p141-158

Edição

Seção

Dossiê | Dossier